terça-feira, 1 de maio de 2012

TERRA INDÍGENA XUKURU

                                    Projeto 2-        Desenvolvido em  2009 /2010.

Turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio  da Escola Professora Maria Galvão

O conhecer de perto a realidade vivida por uma tribo indígena.
Mais um projeto vivenciado nas disciplinas de História e Geografia ,buscando conhecimentoem atividades  extra-classe.
Esse projeto nos trouxe um conhecimento muito rico em todos os aspectos: históricos,geográficos, social ,todos vistos e vivenciados de perto .Sentido na pele .A situação indígena de nossa região.
Conhecendo sua cultura seu modo de vida .

Vamos nós:







 PESQUEIRA:


Localiza-se a uma latitude 08°21'28'' sul e a uma longitude 36°41'45'' oeste,estando a uma altitude de 654 metros.
Sua população ,segundo censo de 2007 é de 61.337 habitantes .Possui uma área de 1036,45 Km².
Administrativamente ,o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cimbres,Mimoso,Mutuca,Papagaio ,Cajueiro ,Beira Mar,Capim de Planta e Cacimbão.
O município encontra-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema
A vegetação nativa é composta por florestas Subcaducifólica e Caducifólica.






O municipio encontra-se nos dominíos das bacias hidrográficas dos rios Ipanema e Ipojuca.Seus principais tributários são : Rio Ipojuca entre outros.Tendo grandes barragens como :Barragem do Pão de açucar,Barragem dos Britos ,Barragem de Rosas.





 Historicamente falando a Pesqueira começa em fins de 1659 ou inicio de 1660 com a fundação de uma missão da Congregação do Oratório pelo padre João Duarte do Sacramento .Tal missão fora fundada junto a tribo cariri de nome Xukuru que habitava a serra do Ororubá.O local foi batizado pelo padre Monte Alegre,que depois se tornou Cimbres e fora elevada a categoria de vila em 1762.A partir de 1799 uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra por Manoel José de Siqueira.Em 1800 a fazenda recebeu o nome de "Poço Pesqueiro" e começou a progredir com rapidez.Tanto que a 13 de maio de 1863 Poço Pesqueiro já era uma povoação vistosa e fora elevada a vila com o simplório nome de Pesqueira.Junto com a elevação de vila.Pesqueira recebeu a sede do Municipío de Cimbres(que no alto da serra já não era viavél para assuntos políticos e o comércio)Depois disso a cidade progrediu como nenhum outro lugar do sertão,devido a instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomate.Em 1880 a vila foi elevada a cidade com o nome de "Santa Águeda de Pesqueira",que não não vingou o nome de "Pesqueira"A vila de Cimbres foi a ela anexada e,juntas ,Cimbres e Pesqueira formaram o município de Cimbres até 1913,quando"Pesqueira"passou definitivamente a ser o nome do município ,passando a antiga sede a mero distrito.

POVOS INDÍGENAS

Na Serra do Ororubá vivem os índios Xukuru,em 24 aldeias com uma população de 9.000 índios.
A terra indígena homologada em 2001,ocupa uma área de 27,5 mil hectares,onde os índios desenvolvem atividades agrícolas,bordados tipo renascença ,artesanato.
Além disso,no núcleo urbano de Pesqueira,habitam aproximadamente 200 famílias indígenas,sobretudo no bairro Xukurus.

CIMBRES(povoado de Portugal)

Fundada em 1692 decreto imperial- (se chamava Vila Bela depois passou a se chamar Cimbres em homenagem a um povoado existente em Portugal) com tal decreto foi criado o senado em 1772 o qual tinha seções realizadas pelos barões nomeados imperador.Cimbres tinha autonomia em várias partes do Nordeste(Pernambuco,Bahia,Alagoas,Paraíba)

Foto do prédio do Senado:   Ajuda para o Império


 Em 1692 chegou em Cimbres a Ordem de São Felipe Nere os Ricoletas
24 aldeias .Com 10 mil remanescentes de índios Xucurus.
O aldeamento também era local de criação de gado pelos missionários,que utilizavam mão de obra indígena

Serra Ororubá.... que vem da língua uruba dos índios xucurus ,significa canto do pássaro extinto.
Produz 70% da agricultura.
É conhecido como Sítio Guarda.

Pedras do calçamento: vindas de Portugal a doação da Princesa Isabel
                                    e as casas (branca de 3 janelas) se usava a espressão "nem eira nem beira"com a posição das telhas : + beira + poder econômico


XUKURUS
São um grupo indígena brasileiro que habita a serra do  Ororubá.Autodenominam-se Xukurus do Ororubá para distinguir-se do povo Xucuru-Cariri de Alagoas.
Ao longo do tempo ,a terra onde viviam os indígenas foi sendo ocupada por arrendatários,que expulsavam os índios.Em 1850,após a promulgação da Lei de Terras ,as autoridades locais pediram ao governo da Província o fim do aldeamento,alegando que os índios já eram caboclos.Em 1879,o aldeamento foi extinto oficialmente.
Os indigenas se dispersaram,buscando outros aldeamentos,a periferia das cidades ou refigiaram-se em locais de dificil acesso.Alguns ainda permanecem em suas primitivas terras,trabalhando para os fazendeiros que agora detinham a posse.

Apesar do fim do aldeamento ,os índios xukurus mantiveram a prática de seus cultos religiosos ainda que proibidos



Com a criação do Serviço de Proteção ao Índio,os povos indígenas do Nordeste Brasileiro buscaram o seu reconhecimento pelo Estado.Em 1954 ,foi instalado um posto do SPI na Serra do Ororubá .
Entretanto os conflitos com os fazendeiros e posseiros perdurava ,pois a política do orgão indigenista era assegurar aos índios pequenas áreas de terras,cercadas por não-índios.

FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO-Cacique CHICÃO e a reconquista da Terra Indígena Xukuru-
                              LUTA PELA TERRA- GERANDO CONFLITO

Após a promulgação da Constituição de 1988,que reconheceu aos índios o direito ao usufruto da terra tradicionalmente ocupada por estes povos,os Xukurus reorganizaram-se em torno da reconquista da terra.
Liderados pelo Cacique Chicão e apoiados por outros povos indígenas do Nordeste e organismos como o Conselho Indigenista Missionário(CIMI) órgão da CNBB,passaram a reocupar áreas de fazendas em terras de ocupação tradicional indígena.
De 1989 a 1998 Francisco de Assis Araújo,também conhecido como "Chicão" foi cacique geral da tribo Xukuru .Durante esse periodo lutou ,junto com sua tribo,contra a ocupação de suas terras por posseiros e grandes latifundiários da região de Pesqueira.
No dia 20 de maio de 1998,o cacique Chicão foi assassinado a tiros em frente a residência de sua irmã na cidade de Pesqueira,por um homem não identificado ,porém provalvemente mandado por fazendeiros descontentes com a luta para a demarcação de terra para os Xukurus.

Hoje o cacique Chicão é considerado herói para o povo Xukurus.Na festa anual de Nossa Senhora das Montanhas(Mãe Tamaim),os índios carregam o andor dentro da Igreja gritando :"Viva Tamain,Pai Tupã e o Cacique Chicão"
A terra indígena foi homologada em 30/04/2001.
                                             

 Arquitetura Romana:



































Eles tinham duas alternativas : 
obedecer a CRUZ ou a ESPADA
                               
CRUZ: marco de indígenas que morreram queimados - era o lema morrer ou viver.



Hoje a TRIBO XUKURUS  é
Organização social:    Cacique
                                  Pajé

Conselho:   Saúde
                  Educação
                  Liderança

Hoje os índios Xukurus estão sob o comando do Cacique Marcos Luidson(Marquinhos0 filho do cacique Chicão




TORÉ- Simbolo da Cultura Indígena

Ritual índigena .Manifesta-se como uma dança na qual signigicados misticos de encontro com os "encantados"e no centro da qual está a jurema(bebida)
Forte tradição que celebra o Sagrado, a aldeia faz uma oração silenciosa enquanto as pessoas se dividem em três grupos ou melhor em três círculos: círculos dos cantadores, dos tocadores, círculos das crianças e dos adolescentes, círculos dos homens e das mulheres.
 As cantigas estão voltadas para os seguintes elementos: a natureza(frutas, peixes água)para a religião católica( São Miguel, a Trindade)para o mar (a pesca) para as figuras místicas (os Tapuias Canindé e Jurema).As bebidas consumidas durante a festa são a cachaça e a catuaba.








 


Entrevista sobre  a religiosidade dos índios Xukurus.
Respondida pela índia- Quitéria



1)Como é feita a escolha do Pajé?
é escolhido pela natureza através do encanto e pela comunidade.Ele é nosso curandeiro,retira encantos e ensina a medicina indígena.


2)Qual o significado doToré para vocês?Quando e porque ele é feito?
é feito para manter a tradição.Ele também dá força para a comunidade indígena e serve de orientação nas horas de maior necessidade.

3)Os índios Xukurus adoram imagens? sim ,adoramos

4)Os índios Xukurus acreditam mais nos espíritos ou na natureza sagrada?Poderia explicar?
em primeiro lugar vem a natureza sagrada e em segundo vem os espíritos.

5)Qual a importância dos lajedos para os índios Xukurus?
eles representam a força,o poder que só DEUS pode destruir

6)Nesta tribo existem índios que cultuam a religião protestante?(Se sim como é a questão dos espíritos,já que esta religião não acredita na existência deles)
existem,os índios que se convertem ao protestantismo perdem  a tradição,pois deixam de acreditar nos espirítos,nas imagens e na natureza sagrada.

7)Na igreja Católica da Vila a missa rezada tem o mesmo contéudo que as demais igrejas?
não ,é diferente,a missa é louvada com o Toré

8)Os índios se  confessam e  comungam com  o padre?
tem alguns ,mas muito pouco

9)Como é feita as homenagens para as divindades da tribo?
através de festas tanto na vila como também nos nossos cultos nas matas

10)Os índios Xukurus acreditam que os guerreiros da tribo absorvem a força e a habilidade dos inimigos capturados?    acreditam

11)Quais os impactos causados aos índios Xukurus com a aproximação da civilização  e da religião dos brancos?
trouxe dor,revolta,sangue, perdemos alguns líderes(como Chicão)e perdemos a cultura e a nossa língua nativa.

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ARTESANATO  INDÍGENA-

Agradecimentos:
   Aos alunos estagiários da Fabeja(Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim)Nadja,Adriana,Rogério,Nilza ,a Índia Quitéria e a Dona Birunga   pelo acolhimento,   ao Cacique Marquinhos pela sua atenção com os nossos alunos e aos guias:               
 
    Marcos

Gerôncio(blusa laranja)


Fotos :


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